O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, está participando do 34º Curso para os Bispos do Brasil, que teve início na última segunda-feira, dia 27 de janeiro. O evento, promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro no Centro de Estudos do Sumaré, reúne mais de 80 bispos de diferentes regiões do país e tem como tema central “O kerigma e os desafios pastorais como fonte de esperança”.
O curso, realizado anualmente desde 1990, é um momento de reflexão, discernimento e comunhão entre os bispos. Na abertura do encontro, o cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, destacou a importância do evento para a missão do episcopado no Brasil. Segundo ele, o curso é “um espaço privilegiado para aprofundarmos nossa vocação como sucessores dos apóstolos, chamados a anunciar e testemunhar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
A programação inclui palestras, conferências e debates sobre temas que abordam desde os dados recentes do Censo Demográfico de 2022, com destaque para o aumento do número de pessoas sem religião, até o aniversário de 1700 anos do Concílio de Niceia. Entre os palestrantes, o cardeal Victor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, trouxe reflexões sobre o papel do Espírito Santo no anúncio do Evangelho, ressaltando que “o kerigma é um anúncio potente, capaz de provocar uma experiência transformadora na pessoa e na sociedade”.
O núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, também participou da abertura do curso e enfatizou a importância da sinodalidade, inspirada na Santíssima Trindade, como modelo a ser vivido pelo episcopado.
Dom Devair Araújo da Fonseca, ao lado dos demais bispos presentes, tem acompanhado as reflexões e diálogos sobre os desafios pastorais contemporâneos e a renovação missionária necessária para a Igreja no Brasil. Para ele, o encontro é uma oportunidade de fortalecimento espiritual e troca de experiências que ajudam a orientar o trabalho pastoral nas dioceses.
O 34º Curso para os Bispos do Brasil segue até sexta-feira, 31 de janeiro, com uma programação diversificada que busca renovar a esperança e a motivação na missão evangelizadora.
Texto: com informações do Diác. Eduardo Silva / Arquidiocese do Rio de Janeiro
Fotos: Divulgação / Arquidiocese do Rio de Janeiro

Paróquia de Piracicaba promove show acústico da cantora católica Suely Façanha em outubro

Curso Diocesano de Teologia recebe inscrições para aulas de Angelologia com professor Rafael Brito

Missão Theotokos celebra 23 anos com tríduo e missa presidida por Dom Devair