Candidatos ao diaconado com o padre Kleber Fernandes Danelon, delegado episcopal para os diáconos na Diocese
A Diocese de Piracicaba terá, a partir deste sábado (10), sete novos diáconos permanentes, que serão ordenados pela oração consecratória e imposição das mãos do bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca. A Solene Celebração Eucarística com rito de ordenação dos novos diáconos será na Sé Catedral de Piracicaba, às 10 horas. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Oração (acesse aqui para assistir).
Receberão o sacramento da Ordem no grau do diaconado os senhores Carlos Donizete Ribeiro, Edson Luís Pires de Abreu, Edvilson Alves da Silva, José Edmilson Henrique, Marcos Antônio Gonçalves, Odair Ricardo Vieira e Vagner Aparecido Souza. Todos eles passaram pelo processo formativo da Escola Diaconal “São Filipe”, criada em 2009 com o objetivo de preparar novos diáconos permanentes para a Diocese de Piracicaba.
Os diáconos permanentes são homens casados aos quais é confiado o sacramento da ordem em seu primeiro grau. A eles compete a administrar o Batismo, assistir a Matrimônios, conservar e distribuir a Santa Eucaristia, presidir celebrações da Palavra de Deus, realizar exéquias, administrar sacramentais da Igreja como ritos, preces e bênçãos, dedicar-se ao serviço dos pobres e outras necessidades da Igreja.
“Como bem já explicou o Papa Francisco, o diácono não é um tipo de acólito de luxo ou um sacerdote de categoria inferior. O diácono realiza um serviço muito importante para a Igreja e para os fiéis como um todo, auxiliando nas paróquias, nas pastorais e servindo ao povo de Deus nas tarefas para as quais foram preparados para desempenhar. É uma alegria poder contar com mais estes sete operários para a messe do Senhor”, disse o bispo Dom Devair.
Atualmente, a Diocese de Piracicaba tem 42 diáconos permanentes. Com as novas ordenações, serão 49 distribuídos nas diferentes comunidades paroquiais das 15 cidades que compõem o território diocesano.

Paróquias da Diocese de Piracicaba comemoram a Festa de São Francisco de Assis

Paróquia de Piracicaba promove show acústico da cantora católica Suely Façanha em outubro

Curso Diocesano de Teologia recebe inscrições para aulas de Angelologia com professor Rafael Brito