O bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca presidirá missa de início da Quaresma na quarta-feira, dia 17 de fevereiro, às 19h, com rito da bênção e imposição das Cinzas, na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba. Devido à pandemia da Covid-19, a participação dos fiéis será limitada e a missa terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da diocese (YouTube e Facebook). Este ano, Dom Devair estendeu a imposição das cinzas nas missas e celebrações da quinta e sexta-feira depois das Cinzas em todas as paróquias da diocese.
É na Quarta-feira de Cinzas que tem início o Tempo Quaresmal. É um tempo santo em que somos convidados à oração, ao jejum e à esmola, para nos exercitarmos no amor a Deus e ao próximo, vivendo o espírito de conversão que o Evangelho nos propõe. Tempo de oração, meditação, penitência e caridade, convidando todos à conversão. É um período de 40 dias em preparação à Páscoa. A Quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas e se estende até a véspera da Quinta-feira da Semana Santa. Este ano, a Semana Santa será celebrada de 28 de março a 3 de abril, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado) e a Ressurreição do Senhor Jesus na Vigília Pascal e no domingo de Páscoa.
Este também é o tempo forte da Campanha da Fraternidade, que ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola. Tendo como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, e lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2.14a), a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 será lançada oficialmente na quarta-feira de Cinzas e prossegue durante todo ano. Neste ano, como acontece a cada cinco anos, a campanha é ecumênica. Isso significa que o texto base, que contém o estudo do tema, foi elaborado de forma conjunta entre a CNBB e o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil). O objetivo geral da CFE 2021 é através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.
De acordo com o bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, a Campanha sempre tem um conteúdo que se volta para a fraternidade e suscita uma atitude de conversão. Nesse ano o lema que é inspirado na carta de São Paulo aos Efésios parte da afirmação de fé, que Cristo é nossa paz e que ele promove a unidade. A partir disso a CF leva a uma reflexão sobre como vivemos e trabalhando pela paz e unidade, superando as desigualdades e problemas sociais. “Mas é preciso ressaltar que o tempo quaresmal, por si só, já é um convite à conversão que vem pela escuta da Palavra de Deus”, lembra o bispo.
Na Diocese de Piracicaba, na medida do possível e respeitando as normas sanitárias, cada comunidade deverá preparar suas atividades para o período quaresmal, que inclui a confissão e as práticas de piedade, como a via sacra.

Paróquias da Diocese de Piracicaba comemoram a Festa de São Francisco de Assis

Paróquia de Piracicaba promove show acústico da cantora católica Suely Façanha em outubro

Curso Diocesano de Teologia recebe inscrições para aulas de Angelologia com professor Rafael Brito