A Igreja Católica inicia com o Domingo de Ramos (2) as celebrações da Semana Santa e da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Diocese de Piracicaba, como de costume, cada paróquia define, de acordo com suas próprias realidades comunitárias, a programação de missas, procissões, Vigília Pascal e Domingo da Ressurreição.
Neste Domingo de Ramos, o bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca preside a Bênção dos Ramos, às 9 horas, no largo da igreja São Benedito, no Centro de Piracicaba. Após o rito, os fiéis partem em procissão até a Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral de Piracicaba, onde acontece a missa. À noite, a partir das 18h30, ocorre novamente missa de Ramos na Catedral.
Como parte do período pascal, ocorre na Quinta-feira Santa, às 9h30, também na Catedral, a Missa dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais. Trata-se de uma celebração diocesana, presidida pelo bispo e concelebrada por todo clero, na qual é abençoado todo azeite que será utilizado até a próxima Páscoa tanto na Crisma quanto para unção dos enfermos, entre outros sacramentos. Na oportunidade, o clero faz a renovação anual das promessas sacerdotais.
Com a missa vespertina da Ceia do Senhor, ainda na Quinta-feira Santa, inicia-se o chamado Tríduo Pascal. Na Catedral, a missa ocorre às 19h30. Já a Sexta-feira Santa, dia de jejum e abstinência, é marcada pela celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, e a procissão do Senhor morto. As duas atividades contam com a participação do bispo diocesano. A procissão do Senhor morto sai da Catedral às 19h30 termina na igreja São Benedito. Mais cedo, entre 8 e 12 horas, acontece adoração eucarística e, às 14 horas, Terço dos Homens.
O Tríduo Pascal da Catedral encerra-se no Sábado de Aleluia com a celebração das Lamentações do Senhor e Nossa Senhora das Dores, às 8 horas, e a Vigília da Páscoa, que terá início às 19h30 e também terá a presença do bispo Dom Devair na igreja mãe da Diocese de Piracicaba.
Três missas solenes celebram o Domingo da Ressureição na Catedral: às 8 horas, às 10h30 (presidida por Dom Devair) e às 18h30.
Tanto para o Domingo da Páscoa como para todas as outras celebrações que antecedem a data, as paróquias da Diocese têm programações próprias para missas, procissões e vigília. Por isso, a recomendação aos fiéis é para que procurem essas informações nas igrejas católicas mais próximas, por telefone ou também nas redes sociais das paróquias.
Foto: Paulo Gomes

Paróquias da Diocese de Piracicaba comemoram a Festa de São Francisco de Assis

Paróquia de Piracicaba promove show acústico da cantora católica Suely Façanha em outubro

Curso Diocesano de Teologia recebe inscrições para aulas de Angelologia com professor Rafael Brito