A Igreja Católica inicia, neste domingo, 29 de março, as celebrações da Semana Santa de 2026, período conhecido também como a "Semana Maior" do ano litúrgico por meditar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. As principais cerimônias serão presididas pelo Bispo Diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, na Paróquia Santo Antônio - Catedral de Piracicaba.
De acordo com o bispo, o período convida os fiéis a uma participação pautada pela piedade e pelo recolhimento. A Igreja orienta que este tempo, como toda a Quaresma, seja marcado pelo "tripé penitencial": jejum, oração e caridade, buscando renovação espiritual para a celebração do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, que neste ano será dia 5 de abril.
Confira abaixo os horários e significados das celebrações presididas por Dom Devair:
29/03 (Domingo de Ramos), às 8h:
A celebração começa com concentração em frente à Capela São Benedito (Rua do Rosário 801 - Centro), seguida de procissão até a Catedral. A data recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e marca o início da Semana Santa.
02/04 (Quinta-Feira Santa), às 9h30:
Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais, também conhecida como Missa do Crisma. Nesta celebração, o clero reafirma seu compromisso e são abençoados os óleos que serão usados nos sacramentos durante todo o ano.
02/04 (Quinta-Feira Santa), às 19h30:
Missa da Ceia do Senhor com o rito do Lava-pés. A celebração abre o Tríduo Pascal e recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio, além do mandamento do amor ao próximo.
03/04 (Sexta-Feira Santa), às 15h:
Celebração da Paixão e Morte do Senhor. Dom Devair reforça que este é um dia de silêncio e respeito, voltado à reflexão sobre o sacrifício de Cristo na cruz.
04/04 (Sábado de Aleluia), às 19h30:
Solene Vigília Pascal. É o momento em que a Igreja permanece em silêncio, junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, mas esperando sua Ressurreição, em oração e jejum.
05/04 (Domingo de Páscoa), às 10h30:
Missa da Páscoa na Ressurreição do Senhor. A data convida à passagem para uma "Vida Nova" em Cristo, celebrando sua vitória sobre a morte e para a vida eterna.
Para vivenciar profundamente a Semana Santa, Dom Devair recomenda que os fiéis busquem o sacramento da confissão, participem ativamente das celebrações em suas comunidades e reservem momentos de silêncio individual para leitura da Palavra de Deus.
A Diocese de Piracicaba ressalta que todas as paróquias das cidades que compõem o território diocesano possuem programações próprias para a Semana Santa. As atividades podem incluir momentos tradicionais de devoção, como a recitação do santo terço, a Procissão do Encontro e a Via-sacra Luminosa.
A única celebração realizada exclusivamente na Catedral de Piracicaba é a Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais, na manhã de quinta-feira. A Diocese convida todos os fiéis a participarem das missas e demais celebrações e incentiva os fiéis a buscarem por informações sobre horários das atividades nas igrejas católicas mais próximas ou de sua preferência.

Paróquia de Piracicaba promove show acústico da cantora católica Suely Façanha em outubro

Curso Diocesano de Teologia recebe inscrições para aulas de Angelologia com professor Rafael Brito

Missão Theotokos celebra 23 anos com tríduo e missa presidida por Dom Devair