A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Piracicamirim, em Piracicaba, celebrou no dia 12 de outubro de 2026 a inauguração das obras de reforma de sua fachada e das dependências da secretaria paroquial. A entrega oficial das melhorias ocorreu no dia da Padroeira do Brasil e da matriz paroquial.
A trajetória do templo católico no bairro teve início em 1962, com a construção da primeira capela encomendada pelo Monsenhor Martinho Salgot. Diante do expressivo crescimento da região do Piracicamirim, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi criada oficialmente em 1981 por Dom Eduardo Koaik, e a edificação atual da igreja matriz teve suas obras concluídas ao final da década de 1980.
Com o contínuo desenvolvimento comunitário, o pároco, Padre Régis Brandão, identificou em 2023 a necessidade de adequações estruturais para acolher melhor as atividades pastorais. Foi encomendado ao escritório LARGO Arquitetura o projeto de Reforma e Adequação Litúrgica, aprovado pela Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra no ano de 2024.
Com o apoio direto dos fiéis, Padre Régis deu início às intervenções em outubro de 2025. “Essa reforma é um sonho de toda a comunidade, e a nossa maior satisfação é poder realizar esse sonho”, afirmou o pároco. A obra de execução ficou sob a responsabilidade da LARGO Arquitetura.
A fachada do edifício, que possui cerca de 25 metros de altura, recebeu nova pintura, elementos decorativos, reforma das grades frontais e acessos, além de novo calçamento, paisagismo e iluminação. Segundo o arquiteto Thiago Torina, o projeto valoriza a presença do templo na malha urbana: “Nesse projeto, a Igreja passa a se integrar muito mais à praça e também à cidade, se tornando um marcante monumento da nossa cultura”.
Na parte administrativa, foram realizadas ampliações e reformas na secretaria paroquial e nas salas de atendimento. De acordo com o arquiteto Leo Rait, a complexidade técnica foi um ponto central na execução das melhorias: “A execução desta obra foi um desafio, tanto pela altura da fachada quanto pelos reforços de fundações, mas todas as etapas, desde as mais técnicas até os acabamentos, foram feitas com muita qualidade, para que essa importante igreja possa durar por muitas décadas em nossa cidade”.
O projeto global de adequação do templo prevê ainda uma próxima etapa de obras, voltada para o ambiente interno da matriz, incluindo forro, iluminação, presbitério e demais dependências internas.