Seminaristas Manollo, Lucas, Alisson e Guilherme; atrás, Dom Devair (ao centro) e reitores dos seminários, padres Claudio e Arlon
Nesta sexta-feira (15), dia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a Diocese de Piracicaba celebra a ordenação diaconal de quatro seminaristas: Alisson Henrique Domingos, Guilherme Bianchini Minosso, Lucas Gomes de Sousa Farias Simões e Manollo Pereira de Oliveira.
A Santa Missa com o rito de ordenação, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, acontece às 20h, na Catedral de Piracicaba, e marca mais um passo na caminhada vocacional de oito anos de dedicação e estudos dos candidatos ao sacerdócio.
Para Alisson, a ordenação diaconal é motivo de profunda alegria e expressão do desejo de configurar-se inteiramente a Cristo Servo. Seu lema – Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt (“Sou todo teu, e tudo o que é meu é teu”) – revela sua devoção mariana e o propósito de servir a Deus e à Igreja pela intercessão de Nossa Senhora.
Guilherme destaca que este é um momento de entrega e confirmação pública da promessa de servir a Deus e à Igreja. Com o lema Magnificat anima mea Dominum – “A minha alma engrandece o Senhor” (Lc 1,46) –, ele manifesta gratidão e louvor, compreendendo o ministério diaconal como meio concreto de glorificar a Deus no serviço.
Para Lucas, o diaconato representa responsabilidade e, ao mesmo tempo, confiança no Senhor, que confirma e sustenta sua vocação a cada dia. Seu lema, Quia fecit mihi magna, qui potens est – “O Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1,49), traduz gratidão pelas obras de Deus e entrega à vontade divina.
Manollo ressalta a alegria desta etapa, fruto das orações da comunidade e dos irmãos de caminhada. Seu lema, Quid retribuam Domino pro omnibus quae retribuit mihi? – “Que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele fez em meu favor?” (Sl 115) –, reflete sua consciência de que tudo é graça e expressa o compromisso de responder ao chamado com o melhor de si.
Como diáconos transitórios, os ordenados passam a exercer funções próprias do diaconato, vivendo essa fase como preparação para a ordenação sacerdotal. Eles assumem publicamente o compromisso de viver a caridade, servir à mesa da Palavra e do altar, e dedicar-se à oração e à obediência, em vista do futuro ministério presbiteral.
Foto: Paulo Gomes

Paróquia de Piracicaba promove show acústico da cantora católica Suely Façanha em outubro

Curso Diocesano de Teologia recebe inscrições para aulas de Angelologia com professor Rafael Brito

Missão Theotokos celebra 23 anos com tríduo e missa presidida por Dom Devair